quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

História de Trancoso



Por: Alexandre d’ Oliveira


Cabedelo, litoral paraibano, princesinha do mar. Cidade abençoada por Deus,  fica mais próxima de João Pessoa,  ao norte do estado. Segundo o Sr. Geraldo, se os homens parassem por um instante sequer no tempo, e olhassem para refletir, e pudessem dar um jeito na cidade, ela certamente estaria numa situação bem melhor. Mas bem melhor mesmo. Porque tem de tudo, mas tudo precisa ser estudado de como esta deve ser feita.  Severamente planejada para mais tarde não lamentar e fazer por merecer o slogan que leva sua bandeira, cidade que não sabe ser vencida. 

Onde de inicio, deveria seus dirigentes, e não negociadores, comedores de bola, moleques metidos a saber do traçado e logo correr do pau como se corressem da cruz, pobre coitado esses que ontem vimos arriando suas calças cagadas de tanto medo. Esses que falaram tanto que o outro desceu de paraquedas, e que não vemos ter aquilo roxo. Não é para nenhum cabra desse que diz não ir para onde o outro vai e depois de tanto moído vemos os dois bebendo no mesmo lado, consequentemente bebendo no mesmo copo, levantando o mesmo peso. Uma cidade tal qual a nossa onde tem tudo nas mãos precisa de alguém que conheça de longe a potencia que ela tem quando trabalha o turismo, quando por suposto repara sua logística, quando veem  que somos verdadeira potencia , e faz jus a cidade berço da cultura , cidade esta cosmopolita de cara para vários países, uma cidade que poderia ter todo seu pessoal bem empregado, sendo o porto de maior  fluxo de navios de várias bandeiras. 

Todavia poderíamos ser exemplo para o mundo. Mas não, estes enfeitam o pavão e na hora H, tiram o corpo de mansinho, e depois brigam a troco de nada, por nada. Digladiam-se como se fossem animais famintos dentro da jaula em época de eleição. Seu Geraldo fala muito, fala de forma que irrita nossos ouvidos, no entanto ele tem razão de falar o que fala. Homem que daqui pra frente poderia fazer o diferencial, e estar nas cabeças porque sabe muito. Entretanto para estar à frente teria que ter costas quentes, aquilo roxo, ficha limpa, sem mácula, para trabalhar honestamente. 

Mas vamos dar tempo ao tempo quem sabe o nosso prefeito, não abre um parêntese e mostra com quantos paus se faz uma canoa. Noé, antes do diluvio fez e tinha menos preparo porque não a moléstia desse gestor ai não faz. Sei disto não é historia de Trancoso, nem para boi bumba dormir, precisa meu caro é arregaçar as mangas da camisa, vestir o macacão, usar todo EPI, e cair com unhas e dentes na farra. Carnaval demora, mas passa logo sem deixar cinzas para que se possa reclamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário